É O CUMPRIMENTO DO ACORDO DE GREVE 2014.

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Governo apresenta, no dia 10, proposta ao servidores do DETRAN/RS


Crédito das fotos: Claiton Dornelles/BBC Fotografias


Em reunião realizada na tarde desta terça-feira, 2 de dezembro, no gabinete da Secretaria de Administração e dos Recursos Humanos (SARH), o comando de greve do Sindicato dos Servidores do DETRAN/RS (SINDET) apresentou pré-projeto com as principais reivindicações da categoria ao governo estadual. A apresentação da proposta governista ficou agendada para o dia 10 de dezembro, às 10 horas, no mesmo local.

Maria Goreti Alves da Costa
No documento do SINDET, constam: pedido pela publicação das promoções e das progressões, encaminhamento de projeto de lei que outorgue ao DETRAN a mesma matriz financeira do DAER e pagamento da gratificação de examinador (GRAEX). “A progressão dos servidores do DETRAN está restrita, enquanto que, no DAER, a quantidade de títulos (de nível superior) permitidos é muito mais ampla”, afirmou a presidenta do SINDET, Maria Goreti Alves da Costa. Na ocasião, ela enfatizou ainda que não abre mão das melhorias já conquistadas aos servidores de nível médio da autarquia.

Um outro ponto de destaque do pré-projeto é o pedido para disponibilização de abrigos móveis e de banheiros químicos nos locais de prova de habilitação de motoristas. “Isto garantiria maior proteção nos dias de sol e de chuva e conforto aos examinadores, mas também aos candidatos, familiares e profissionais dos CFCs (Centros de Formação de Condutores) que acompanham os alunos nas provas”, afirmou a presidenta. Maria Goreti disse ainda que a categoria votou pela suspensão da greve-geral incluindo outras duas condições: o abono do ponto dos grevistas no dia 1º de dezembro e a garantia de que não haverá retaliação aos servidores que paralisaram o trabalho na última segunda-feira.


Gilberto Fontoura
Heitor Luiz Lermen
Vinícius Winter
O grupo foi recebido pelo secretário executivo do Comitê de Diálogo Permanente (Codipe), Vinicius Winter, pelo chefe de gabinete da SARH, Heitor Luiz Lermen, pelo diretor-geral adjunto do Detran, Denilson da Silva e pelos assessores da Casa Civil Fausto Loureiro e Gilberto Fontoura – estes dois fazendo valer o compromisso assumido durante a audiência de 1º de dezembro, no Palácio Piratini. Na reabertura do diálogo, Winter expressou que a posição do Condipe é de ouvir as reivindicações a fim de estudar e tentar resolver a situação. Também em discurso conciliatório, Lermen disse que é preciso trabalhar para construir o melhor acordo, tendo o dia 10 como data limite para apresentar proposta do governo que dialogue com as reivindicações do SINDET.

Denilson da Silva
Fausto Loureiro
Salientando que o governo tem apenas cinco dias úteis para apresentar a proposta aos servidores, Loureiro pediu ao comando de greve que formalize, na manhã desta quarta-feira, 3 de dezembro, projeto com o conjunto de reivindicações. Ele solicitou ainda que o texto seja o mais objetivo possível para garantir o trânsito pela SARH, Secretaria da Fazenda e Casa Civil, uma vez que deverão ser consultados aspectos de legalidade e aprovação orçamentária. Neste sentido, Silva afirmou que o assunto será tratado com velocidade atípica, buscando uma leitura única, por parte dos diferentes setores do governo envolvidos, a respeito do que for apresentado.

Além da presidente do SINDET, Maria Goreti Alves da Costa, o comando de greve esteve representado por Gladis Trindade, Marcio Berr, Rogério Costa, Douglas Soares, Anuar Melo e Juliana Pereira.


JulianaOliveira
Anuar Melo, Douglas Soares, Rogério Costa e Marcio Berr
Gladis Trindade

Nenhum comentário:

Postar um comentário